quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

TROODONTE

O troodonte (Troodon formosus, do latim "dente de roer") foi um dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante o período Cretáceo entre 73 e 65 milhões de anos atrás. Media em torno de 2 metros de comprimento e pesava em torno de 27 quilogramas.

Ao que tudo indica, o troodonte era um dinossauro rápido, esperto e habilidoso. Seu cérebro era desproporcional ao tamanho de seu corpo demonstrando extrema inteligência, seus olhos ficavam na parte frontal da cabeça permitindo uma visão aguçada e boa percepção de distância.

Muitos cientistas acreditam que o troodonte foi o topo da evolução dos dinossauros, pois é considerado um dos mais sofisticados e inteligentes animais da era Mesozóica.

O Stenonychosaurus inequalis, espécie nomeada oficialmente em 1932, e o Troodon formosus eram na verdade uma única espécie, com isso os achados de stenonychossauro foram reclassificados e renomeados como sendo membros da espécie Troodon formosus. Consequentemente a espécie Stenonychosaurus inequalis deixou de existir.


Classificação científica

Comparação entre um ser humano e um Troodonte
Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Reptilia
Superordem:     Dinosauria
Ordem:     Saurischia
Subordem:     Terópoda
Infraordem:     Tetanurae
Família:     Troodontidae
Gênero:     Troodon

Nenhum comentário:

Postar um comentário