quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

MAJUNGASSAURO

Majungasaurus head BW.jpgO Majungassauro (Majungasaurus atopus) foi um terópode de porte grande que habitou a ilha de Madagascar e o Egito. Era muito semelhante ao argentino Carnotauro, possuía os mesmos cornos no topo do crânio, o tamanho era muito próximo, sendo menos comprido que o Carnotauro e mais alto que este, o peso é quase o mesmo. Uma das diferenças são os braços que no Majungassauro são um pouco maiores. A espécie também possui o crânio grande e arredondado, muito parecido com um bulldog e com uma mordida mais forte, o comprimento é de cerca de 1 metro. Há indícios de que caçava em pequenos grupos famíliares, provavelmente animais de pequeno e médio porte. Devido a seu peso podia se locomover com agilidade. O dorso devia ser assim como no Carnotauro recoberto com uma espécie de couraça escamosa que servia para o proteger de golpes de presas e predadores maiores.

A comparação do tamanho do Majungasaurus crenatissimus com o de um humano

Viveu entre 83 e 71 milhões de anos atrás na África. Há uma dúvida sobre se ele e o Carnotauro foram apenas evoluções convergentes ou se são parentes, já que se acha que durante este período os continentes haviam se separado completamente.
Sua principal arma era a sua mordida. E sua segunda principal arma era sua garra, com a qual segurava o alimento ao se alimentar. Viveu até o fim do período Cretáceo.


Características
  • Comprimento: 8 metros
  • Peso: 4 toneladas
  • Altura: 3,0 metros a 3,5 metros

    Classificação científica

    Reino:     Animalia
    Filo:     Chordata
    Classe:     Sauropsida
    Superordem:     Dinosauria
    Ordem:     Saurischia
    Subordem:     Theropoda
    Infraordem:     Ceratosauria
    Família:     Abelisauridae
    Gênero:     Majungasaurus (Lavocat, 1955 )

    Espécies

    •     M. crenatissimus (tipo) - Depéret, 1896

    Um comentário:

    1. Se você quiser saber um pouco mais de informação sobre o majungasaurus, você tem a web do dinossauros.net.

      ResponderExcluir