terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

ARCHAEORNITHOIDES

archaeornithoides
Archaeornithoides é um gênero de dinossauro terópode maniraptoriform. Ele foi encontrado no rio Late arenitos do Cretáceo das camas Djadokhta Formação localizado na Bayn Dzak, Mongólia. Os restos, que consiste de um fragmento de crânio juvenil compreender maxillae emparelhados e dentaries palato e ossos também foram descritas por Elzanowski e Wellnhofer em 1992 e 1993.
O nome genérico (Archaeornithoides) significa "em forma de um pássaro antigo", em grego antigo. O descritor específico (deinosauriscus) faz alusão ao tamanho reduzido do animal para um dinossauro.

                             

Classificação

Elżanowski & Wellnhofer (1993) sugeriu que Archaeornithoides era mais conhecido em relação a aves Avialae. Esta conclusão baseava-chave pássaro-como características, uma sutura situados entre o pré-maxilar e maxilar, largas prateleiras palatal, cavidades pneumáticas, a falta de placas interdentais, e os dentes UNSERRATED. Desde a publicação, no entanto, todos esses recursos têm sido descobertos em novos fósseis de adultos e / ou juvenil e troodonts dromeossauros.

Alguns cientistas sugeriram que o espécime juvenil de Archaeornithoides podem pertencer a uma espécie previamente conhecida de troodontídeo mongol, ou seja Saurornithoides ou Byronosaurus. Entretanto, os estudos de um crânio Byronosaurus juvenil mostrou que dinossauros terópodes adultos possuem muitas características distintas até mesmo como eclosões ou embriões, e que a falta de caracteres solidamente liga Archaeornithoides de espécimes adultos conhecidos mostra que é provavelmente uma espécie distinta. Bever e Norell (em 2009) não encontraram nenhuma evidência para apoiar a colocação de Archaeornithoides perto Avialae, e só fraco apoio para a ideia de que é um troodontídeo juvenil.

Predadores

Elzanowski e Wellnhofer notar que o modelo tem marcas de mordida distintas, e sugeriu que a sua caixa craniana foi mordido por um deltatheridiid (Deltatheridium) mamífero do tamanho de uma doninha (acrescentando que esses são comuns na assembleia Dzak Bayn). Clark e colaboradores (2002) observaram que ela pode ter também passaram pelo trato digestivo do predador antes de fossilização. Se for verdade, esta pode ser a primeira evidência conhecida dos mamíferos do Mesozóico que caçavam dinossauros (veja Repenomamus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário