terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

ARCHAEORAPTOR

Archaeoraptor foi um destacado achado fóssil.

Primeiramente o Archaeoraptor (Archaeoraptor liaoningensis) foi considerado como um transicional entre dinossauros e aves, após sua publicação em revistas populares de divulgação científica, não em jornais com peer-review. O autor do artigo principal foi o diretor de arte da revista National Geographic, não um cientista, nem um "notório saber" nem um especialista em paleontologia.


Tanto a revista Nature quanto a revista Science rejeitaram os artigos que o descreviam, alegando suspeitas de que ele teria sido forjado e contrabandeado ilegalmente.

Posteriormente, este achado fóssil foi revelado uma fraude, mas não uma fraude científica propriamente dita, pois foi montado por um caçador de fósseis chinês que o teria descoberto. As partes foram montadas com uma composição de um corpo de fóssil de ave com a cauda de um fóssil de dinossauro. O objetivo era tornar o fóssil mais valioso na comercialização para colecionadores, não para pesquisadores. Supõe-se que seu descobridor/confeccionador sequer sabia que eram de fósseis diferentes.

Os procedimentos científicos naturais foram mantidos como de praxe até a revelação da fraude, e é de se destacar que as partes que compõe o Archaeoraptor, classificadas como Yanornis martini, correspondente ao corpo, e Microraptor zhaoianus, a cauda, continuam como importantes fósseis transicionais.

Veja um outro artigo a respeito do Archaeoraptor

O Archaeoraptor liaoningensis é um fóssil forjado que ligaria os dinossauros às aves. Foi supostamente encontrado na China nos anos 1990 e descrito na edição de novembro de 1999 da revista National Geographic como um "verdadeiro elo perdido na complexa cadeia que conecta os dinossauros às aves". O espécime é na verdade uma composição de dois fósseis de dinossauros..
Segundo Alex Boese,




Xu Xing, um cientista chinês que teria inicialmente ajudado na identificação do fóssil, foi quem acabou denunciando-o. Anunciou que teria encontrado um segundo fóssil contendo uma imagem duplicata exata em espelho da cauda do Archaeoraptor, mas ligada a um corpo diferente. Pedras de fósseis, quando extraídas do solo, muitas vezes se partem em duas, produzindo dois conjuntos de imagens em espelho de placas fósseis. Evidentemente, alguém havia pego uma das placas que continha a cauda e a afixado ao fóssil de uma ave, produzindo assim uma criatura híbrida de dinossauro-ave. (Museum of Hoaxes)
O U.S. News & World Report chamou o Archaeoraptor de "A Galinha de Piltdown" e o nome pegou.
A despeito de alegações feitas por alguns criacionistas de que uma fraude ou engano cometido por cientistas de alguma forma apóie suas crenças de que a evolução nunca tenha ocorrido, e de que Deus teria criado todas as espécies separadamente, a maioria dos paleontólogos está convencida de que as aves surgiram dos dinossauros. Esta crença é baseada em fortes evidências não relacionadas a qualquer fóssil chinês.
A farsa do Archaeoraptor é um exemplo de como a ciência funciona. Quando se comete um erro ou uma fraude, ela é descoberta e tratada publicamente. A ciência é auto-corretiva, diferentemente do criacionismo. Se este caso foi incomum, deve se ao fato de a fraude ter sido descoberta quase que imediataente após o artigo da National Geographic ter aparecido. O fóssil do Arqueoraptor teve apenas poucos meses de glória como elo perdido entre dinossauros e aves, antes de ser exposto como uma composição. Agora sabemos que a cabeça e o corpo de uma ave primitiva e a cauda e membros anteriores de um dromeossauro foram colados um ao outro por um fazendeiro chinês. 
Tomografias computadorizadas mostraram que a cauda e os membros anteriores pertenciam a um Microraptor zhaoianus, um pequeno dinossauro bípede carnívoro com algumas características de aves, e que as partes de ave vieram de um pássaro que se alimentava de peixes conhecido como Yanornis martini. "Antes de aparecerem no falso fóssil de Archaeoraptor tanto o Microraptor como o Yanornis eram espécies desconhecidas". Ambos são considerados novas descobertas importantes. Foram encontrados na província de Liaoning, na China, "onde milhares de fósseis de dinossauros voadores e não-voadores foram descobertos. O sítio tem fornecido evidências convincentes que confirmam a ligação aves-dinossauros.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário