segunda-feira, 31 de outubro de 2011

RINCOSSAURO

Os Rincossauros eram um grupo de répteis diapsida do Triássico relacionadas com os arcossauros. Eles eram herbívoros e, às vezes abundante (em alguns locais são encontrados 40 a 60% dos espécimes coletados), com corpos atarracados e um bico poderoso. Sua característica mais marcante é a presença de um bico parecido com o de um papagaio em algumas espécies. Outras, por outro lado, não apresentavam bico.
As formas mais primitivas como Mesosuchus e Howesia tinham uma forma mais de lagarto, e tinham crânio bastante semelhante ao Younginia um antigo diapsida, exceto pelo bico e algumas outras funcionalidades.
Paradapedon da Índia
Os mais avançados já tinham o crânio curto, largo e triângular, como o Hyperodapedon (= Scaphonyx), com uma região profunda do mordente, e os pré-maxilar estende para fora e para baixo para formar a parte superior bico. O crânio largo teria acomodado os músculos da mandíbula poderosa. Quando a mandíbula estava fechada, aperta-se firmemente na maxila (maxilar superior), como a lâmina de um canivete, isso permitia aos rincossauros cortar vegetais resistentes.
Os dentes eram incomuns, os da maxila e palato formavam placas de dentes largos.
As patas traseiras estavam equipadas com enormes garras, presumivelmente para desenterrar raizes e tubérculos.
Como muitos animais dessa época tinham uma distribuição mundial, sendo encontrado em toda a Pangea.
Estes animais abundantes, reduziram drasticamente sua população no final do Carniano no Triássico, talvez como resultado da extinção da flora Dicrodium, dos quais provavelmente se alimentavam.
Ilustração da placa de dentes do Hyperodapedon
Os fósseis foram encontrados em Paleorrota no Brasil, Argentina, África e Estados Unidos. Este fato prova a existência da Pangea. Foi um dos animais mais abundades no período Triássico, mas seu numero reduziu muito no Jurássico e foram extintos no Cretáceo.
Em 1902 em Santa Maria, o Dr. Jango Fischer coletou o que seria o primeiro réptil terrestre fóssil da América do Sul, um rincossauro batizado por Woodward com o nome de Scaphonyx fischeri, o nome genérico dado em alusão à escavação ungueal característica e o específico, em homenagem a Jango Fischer, o descobridor dos restos.


Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Crânio do Rhynchosaurus articeps
Classe:     Sauropsida
Subclasse:     Diapsida
Infraclasse:     Archosauromorpha
Ordem:     Rhynchosauria
Osborn, 1903
Família:     Rhynchosauridae
Huxley, 1859

Nenhum comentário:

Postar um comentário