quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Espécie de dinossauro parecida com papagaio é descoberta por pesquisadores

Sem dente e com dois dedos, a espécie tinha também um bico grande. Vários esqueletos foram desenterrados no deserto de Gobi, na Mongólia.

Por G1

Ilustração de três dinossauros Oksoko avarsan — Foto: Michael W. Skrepnick


Um dinossauro parecido com um papagaio foi descoberto por pesquisadores da Universidade de Edimburgo, e o estudo foi publicado na revista "Royal Society Open Science". Chamados de Oksoko avarsan, esses dinossauros atingiam cerca de dois metros de comprimento e tinham apenas dois dedos funcionais em cada antebraço. As criaturas tinham um bico grande e sem dentes. 

Vários esqueletos completos foram desenterrados no deserto de Gobi, na Mongólia. Os fósseis bem preservados forneceram a primeira evidência de perda de dedos na família de dinossauros de três dedos, conhecidos como oviraptores. 

“Sua mão com dois dedos nos levou a observar como a mão e o membro anterior mudaram ao longo da evolução dos oviraptores – que não havia sido estudada antes. Isso revelou algumas tendências inesperadas, que são uma peça-chave no quebra-cabeça de por que os oviraptores eram tão diversos antes da extinção que matou os dinossauros”, disse Gregory Funston, que liderou o estudo. 

A descoberta de que os dinossauros podem desenvolver adaptações para os membros anteriores sugere que o grupo pode alterar suas dietas e estilos de vida, e permitiu que eles se diversificassem e se multiplicassem, explicou a equipe. 

Os pesquisadores também descobriram que o Oksoko avarsan (como muitas outras espécies pré-históricas) era sociável na "juventude". Os fósseis de quatro jovens dinossauros foram preservados descansando juntos.

Fonte: Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário