Policiais também encontraram três tracajás na mesma embarcação.
Barco 'Arcanjo' vinha de Boa Vista do Ramos, a 369 Km da capital.
Barco 'Arcanjo' vinha de Boa Vista do Ramos, a 369 Km da capital.
Uma ação de rotina da Polícia Ambiental, realizada no início da noite  desta quarta-feira (12), resultou na apreensão de 342 ovos de tracajás e  mais três quelônios dessa mesma espécie, no Porto Privatizado de  Manaus. Eles vinham em uma embarcação identificada como 'Arcanjo',  proveniente de Boa Vista dos Ramos, a 269 km da capital. 
  De acordo informações do cabo Carlos Samuel , da 2ª Companhia Fluvial  do Batalhão, os animais foram encontrados em situação de maus tratos.  "Os quelônios estavam amarrados com fios de barbante, enrolados em  sacolas plásticas e dispostos em caixas, juntamente com os ovos",  informou.
  Na avaliação do policial, trata-se de uma tentativa de camuflar a  presença dos animais, durante as abordagens de rotina dos militares da  Companhia. "Suspeitamos logo no início do procedimento de 'varredura'  feito na embarcação, por conta do odor dos tracajás", disse.
|  | 
| Policiais encontraram animais em situação de maus-tratos (Foto: Divulgação/Polícia Ambiental) | 
  Wilson Roberto Almeida, de 29 anos, e Maria Edineuza Fonseca, de 34  anos, identificados pela Polícia Ambiental como o responsável e a  conferente de carga da embarcação, respectivamente, foram conduzidos ao  1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
  "Eles podem responder pelo crime de maus-tratos a animais, conforme o  artigo 32, da Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que trata de crimes  ambientais", destacou Samuel. A pena, conforme a legislação, é de  detenção, de três meses a um ano, e multa.
  No 1º DIP, onde foi feito um termo circunstancial de ocorrência, o casal prestou esclarecimento e já foi liberado.   
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário