Páginas

Páginas

domingo, 21 de agosto de 2011

Primeiras descobertas sobre dinos começam na China

Segundo especialistas, as primeiras descobertas de dinossauros ocorreram na China, há mais de dois mil anos. Encarados como animais míticos, foram responsáveis pela cultura de dragões daquela região. Contudo, as descrições paleontológicas desses animais iriam acontecer principalmente a partir da segunda metade do século 20.

Veja abaixo uma linha cronológica com as principais descobertas científicas:

1824, Reino Unido - A primeira espécie de dinossauro é descrita: Megalosaurus bucklandi, um carnívoro de 9 m.

1825, Reino Unido - O segundo dino é descrito. Chama-se Iguanodon bernissartensis. Ainda não havia a palavra "dinossauro" para nomear a espécie.

1833, Reino Unido - O terceiro dinossauro descrito é um herbívoro encouraçado. Trata-se do britânico Hylaeosaurus armatus.

1842, Reino Unido - Sir Richard Owen cunha a palavra "dinossauro" ("lagartos terríveis") para agrupar animais como o Megalosaurus, o Iguanodon e o Hylaeosaurus. Na época, acreditava-se que dinossauros eram apenas grandes lagartos.

1861, Alemanha - É descrito o Archaeopteryx lithographica, considerado até então a mais antiga ave conhecida. Por possuir muitas características semelhantes às dos dinossauros, cientistas acreditam ter encontrado um elo entre aves e répteis. Ainda hoje se discute se era uma ave ou um dinossauro emplumado.

1905, EUA - Tyrannosaurus rex é descrito, após seus restos serem coletados no oeste norte-americano. Especialistas ficaram tão espantados com o tamanho e a aparência deste carnívoro que colocaram o nome de "lagarto tirano rei".

1915, Egito - Paleontólogos europeus resgatam toneladas de fósseis de dinossauros. Um dos mais curiosos é o Spinosaurus aegyptiacus, dotado de longo focinho e vela dorsal. O material original --o mais completo já resgatado desta espécie-- foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial, num bombardeio ao museu alemão onde estava guardado.

Décadas de 40 e 50, Brasil - Llewellyn Ivor Price registra os primeiros fósseis de dinossauros encontrados em território brasileiro.

1969, EUA - John Ostrom, paleontólogo norte-americano, descreve um pequeno e ágil dinossauro carnívoro, o Deinonychus antirrophus. Ostrom encontrou incríveis semelhanças entre o Deinonychus e o Archaeopteryx, retomando a questão da afinidade entre aves e dinossauros.

1970, Brasil - O primeiro dinossauro brasileiro ganha nome e sobrenome: Staurikosaurus pricei. É um dos mais antigos dinossauros conhecidos e importante no debate sobre a origem desse grupo de animais no planeta.

1978, EUA - Centenas de fósseis de uma mesma espécie de dinossauro, juntamente com ninhos e filhotes recém-nascidos, são encontrados num vale. Os animais morreram juntos por conta de uma grande erupção vulcânica. O achado indica que algumas espécies viviam em grupos sociais e cuidavam de seus filhotes. Ganhou o nome de Maiasaura ("lagarto boa mãe").

1993, Argentina - O maior dinossauro descoberto até então é anunciado por paleontólogos argentinos: Argentinosaurus huinculensis. Estima-se que tenha ultrapassado os 35m de comprimento e as 100 toneladas.

1995, Argentina - Paleontólogos argentinos descrevem o Giganotosaurus carolini, um carnívoro gigante, cujo tamanho ultrapassava o do próprio Tyrannosaurus rex.

1996, China - Paleontólogos chineses descrevem o Sinosauropteryx prima. Este pequeno carnívoro, encontrado em rochas de 135 milhões de anos, tinha em seus fósseis impressões de uma fina penugem.

1999, China - Outro importante dino chinês é descrito: o Sinornithosaurus milenii. Era do grupo dos dromeossauros, ao qual pertencem o Velociraptor e o Deinonychus. O pequeno animal tinha o corpo coberto por penas. Pensou-se pela primeira vez na possibilidade de que seus 'primos' também as tivessem.

2005, Alemanha - Um novo exemplar de Archaeopteryx é descrito por norte-americanos. A similaridade com o grupo dos dromessouros demonstra que alguns dinos teriam sido ancestrais diretos das aves.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário