Páginas

Páginas

sábado, 18 de junho de 2011

CROCODILO-TATU

O "Crocodilo tatu" ou Armadillosuchus arrudai cujo nome tem origem em sua anatomia que parece uma mistura de crocodilo com tatu e arrudai em homenagem ao seu descobridor que viveu há aproximadamente 90 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo na região oeste quente e arida do estado de São Paulo,Minas, Paraná e Mato Grosso do Sul.
O “Armadillosuchus arrudai” era um crocodilomorfo que chegava a medir cerca de 2 metros de comprimento e pesar 120 quilos, possuía patas com garras fortes, que auxiliavam na escavação, suas mandibulas eram muito bem adaptadas para a alimentação onívora, se alimentando de vegetais, moluscos e raízes de árvores. Seu crânio largo, focinho curto e estreito e placas ósseas distribuídas como armadura no pescoço e no dorso, formando uma carapaça que servia para proteger o animal de ataques de predadores.
A caracterização científica do animal foi feita por Ismar de Souza Carvalho e pelo paleontólogo Thiago Marinho, pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O fóssil que permitiu a descoberta da nova espécie foi encontrado em 2005 pelo professor de ciências João Tadeu Arruda, morador de General Salgado (SP). Arruda diz que achou o fóssil por dica de um aluno que lhe levara um osso. "Pedi para ele me mostrar onde tinha achado e encontramos vários outros", diz. "Notei a diferença [em relação a fósseis mais comuns] e pensei: "esse é horroroso".

Dados do Animal:

Nome: Crocodilo tatu
Nome Científico: Armadillosuchus arrudai
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Brasil
Peso: Cerca de 120 quilos
Tamanho: 2 metros de comprimento
Alimentação: Onívora

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Crocodylomorpha
Família: Notossúquios
Gênero: Armadillosuchus
Espécie: Armadillosuchus arrudai

Fonte: http://www.avph.com.br/crocodilotatu.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário