quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

ONG mexicana libera mais de 100 mil filhotes de tartaruga no mar


Balanço de 2012 aponta ainda que 1,3 mil ninhos receberam proteção.
Número de filhotes liberados de 'Lepidochelys olivacea' é recorde, diz ONG.

Do Globo Natureza, em São Paulo*


Um programa para proteger uma espécie de tartaruga em risco de extinção no noroeste do México conseguiu liberar mais de 100 mil filhotes no mar ao longo de 2012, informou uma das responsáveis pelo projeto, nesta quinta-feira (31), em entrevista a agências internacionais.
Carla Sánchez, diretora de projetos da Associação de Proteção da Tartaruga Marinha, disse que foram resguardados, ainda, mais de 1,3 mil ninhos da Lepidochelys olivacea, nome científico das popularmente conhecidas tartarugas-oliva.


Imagem de arquivo mostra voluntário de ONG com filhote de tartaruga-oliva libertada em praia do México, em dezembro de 2012 (Foto: Hector Guerrero/Arquivo AFP)

"Foram protegidos 1,3 ninhos e libertados 100 mil filhotes da espécie oliva, isto é, 320 ninhos a mais do que em 2011. Nesta temporada tivemos resultados muito bons e se cumpriu o objetivo", afirmou Carla. A tartarugas-oliva é um dos seis tipos deste réptil que vivem no México, segundo agências internacionais.

Os animais, que possuem peso em torno de 45 kg e 71 centímetros de comprimento, estão em risco de extinção devido à exploração de seus ovos e à sua captura acidental na pesca, afirmou a ONG.
A população mundial de fêmeas da espécie diminuiu de 89 mil, nos anos 1940, para menos de 8 mil nos anos 1980, quando foram reiniciadas as atividades para protegê-la, em países como México e Honduras.
Em 2011, foram libertados mais de 60 mil filhotes desta tartaruga pela Associação de Proteção da Tartaruga Marinha, o que até então era considerado um recorde, até a organização alcançar o número de filhotes liberados no mar no ano passado.
A diretora da ONG citou o turístico balneário de Los Cabos, no estado de Baja California Sur, onde participou de uma reunião de ambientalistas e especialistas que trabalham na proteção das tartarugas.
Carla afirmou que a participação das comunidades locais na proteção das tartarugas tem sido fundamental e destacou também a integração dos jovens. "Mais de 2,5 crianças têm assistido às oficinas de educação ambiental nos acampamentos", usados para proteção dos animais.

*Com informações da AFP

Fonte: G1

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Projeto Tamar celebra a soltura de 10 mil tartarugas protegidas em Ubatuba


Base da cidade também festejou o aniversário de 33 anos do Projeto Tamar.
Mais de 200 pessoas acompanharam a soltura neste sábado (26).



O projeto Tamar em Ubatuba comemorou no sábado (26) a soltura de 10 mil tartarugas reabilitadas e devolvidas ao mar. O evento aconteceu na praia do Cruzeiro e mais de 200 pessoas acompanharam a soltura de quatro tartarugas marinhas da espércie verde (Chelonia mydas) que representaram o alcance da marca.

Fonte: G1

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Mil crocodilos são encontrados após fuga de fazenda sul-africana


Cheia do rio Limpopo fez com que cerca de 15 mil crocodilos escapassem.
'Nós temos conseguido recuperar de 200 a 300 por dia', disse proprietário.


As autoridades sul-africanas deram início a uma verdadeira caça aos crocodilos para recuperar milhares de répteis que escaparam no domingo de uma fazenda de criação no norte do país, inundada pela cheia do rio Limpopo. Até esta sexta-feira (25), cerca de mil crocodilos haviam sido encontrados.
Os animais desapareceram na natureza quando os proprietários da Rakwena Crocodile Farm abriram as comportas para evacuar a água do rio que invadiu a criação localizada na fronteira com Botsuana.
"Tínhamos em torno de 15 mil crocodilos. Boa parte fugiu, mas não todos'", explicou à AFP o proprietário, Johan Boshoff. "Não temos ideia do número de animais que conseguiu fugir. Os lagos estão muito sujos e não podemos ver quantos ainda temos", acrescentou.
Funcionários da fazenda, policiais e especialistas deram início a uma missão para recuperar o maior número de crocodilos. "Cerca de mil já foram encontrados'", acrescentou o porta-voz da polícia da província, Hangwani Mulaudzi.
Alguns fugiram para longe, enquanto outros foram encontrados em um campo de rúgbi e nos arredores de um shopping da pequena cidade de Musina.


"Nós temos conseguido recuperar de 200 a 300 por dia", revelou Johan Boshoff. "É como se estivesse no filme do Crocodilo Dundee", brincou Dieketseng Diale, porta-voz dos serviços de emergências, em referência ao filme de 1986, que contava as aventuras de um caçador de crocodilos da Austrália.
As autoridades pediram prudência aos habitantes da região. Para os especialistas, uma parte dos crocodilos deve alcançar as populações de crocodilos que vivem no vale de Limpopo.
A província sul-africana de Limpopo (norte) foi atingida nos últimos dias por sérias inundações provocadas por fortes chuvas, que causaram a morte de uma dúzia de pessoas. O sul de Moçambique também tem sofrido com a elevação do nível da água, que fez 17 mortos e obrigou milhares de pessoas a se deslocar.

Fonte: G1