quinta-feira, 23 de agosto de 2012

AVICEPHALA

Avicephala é um clado extinto de bizarros répteis diapsidas que viveram durante o final dos períodos Permiano e Triássico. Muitas espécies possuiam garras fortes nas patas e cauda preênsil, adaptado à estilos de vida arbóreo (e possivelmente aquático).



Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Sauropsida
Subclasse:     Diapsida
(sem classif.):     Avicephala (Senter, 2004)

Subgrupos
  • Coelurosauravidae
  • Drepanosauridae
  • Longisquama
  • ?Protoavis

PETROLACOSAURUS KANSENSIS

Petrolacosaurus kansensis é um réptil primitivo diápsido, de 40 centímetros de comprimento e delgado, era provavelmente um caçador rápido.



Alimentava-se de insetos. Viveu no Período Carbonífero, há 300 milhões de anos. Os fósseis foram descobertos em Kansas, América do Norte.

Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Reptilia
Família:     Petrolacosauridae
Gênero:     Petrolacosaurus
Espécie:     P. kansensis

YOUNGINIFORMES

Younginiformes é um nome de substitutição para o táxon Eosuchia, proposta por Alfred Romer em 1947.

Os Eosuchia têm se tornado mais uma página esquecida da história para muitos répteis diapsidas primitivos, provavelmente distantemente-relacionados, variando do final do Carbonífero ao Eoceno, Romer propôs que esta seja substituída pelos Younginiformes, para incluir os Younginidae e famílias muito pouco semelhantes, variando do Permiano ao Triássico.

Hovasaurus


Younginiformes (incluindo Acerosodontossauro, Hovassauro, Kenyassauro, Tangassauro, Thadeossauro, Youngina, et alia sensu Currie e outros pesquisadores nos anos 80) não é provavelmente um clado. Parece representar uma série de diapsidas Permo-Triássicos sul-africanos que não são mais intimamente relacionados um ao outro como um todo que eles são para outros répteis.

Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Sauropsida
Ordem:     Diapsida

Famílias

  • Tangasauridae
  • Younginidae

SCLEROMOCHLUS

Scleromochlus é um gênero extinto de arcossauro metatarsalia ornithodira do Período Triássico. Sua classificação é incerta, podendo ser um ornithodira basal ou um grupo irmão dos pterossauros.


Scleromochlus é um gênero monotípico à parte que possui uma única espécie Scleromochlus tayloris

Scleromochlus tayloris teve aproximadamente 186mm.

Curiosidades

Possivelmente possam ser os antecessores dos pterossauros.

LONGISQUAMA INSIGNIS

Longisquama insignis ("escamas longas", em referência às estruturas que parecem crescer a partir da sua pele) é um réptil pré-histórico conhecido apenas a partir de um fóssil mal preservado e incompleto. Viveu durante o período Triássico, à 240 milhões de anos atrás no local que é hoje o Quirguistão.



Longisquama tem sido interpretado de diferentes maneiras por diversos investigadores e é o centro de um grande debate sobre a origem das aves. Para alguns Longisquama é a protoave de sangue frio profetizada por Heilmann no seu hipotético "Proavis" em 1927, e prova que as aves não são dinossauros. Para otros, é um apenas um réptil semelhante a um lagarto deitado sobre fetos.

Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Sauropsida
Subclasse:     Diapsida
Ordem:     Avicephala?
Família:     Longisquamidae
Gênero:     Longisquama (Sharov, 1970)

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

AETOSAURIA

Aetosauria do grego, ἀετός (Aetos, águia) e σαυρος (sauros, Lagarto) é uma ordem extinta arcossauros herbívoros que eram pesadamente blindados, de porte médio a grande e que viveram no Triássico Superior. Eles têm a cabeça pequena, focinho arrebitado, pernas eretas, e um corpo coberto por placas com escudos. Todos os Aetosauros pertencem a família Stagonolepididae. Duas subdivisões distintas de Aetosauros são reconhecidos atualmente, Desmatosuchinae e Aetosaurinae, principalmente com base em diferenças na morfologia do escudos ósseos dos dois grupos. Mais de 20 gêneros de Aetosauros foram descritos, e recentemente houve uma controvérsia sobre a descrição de alguns desses gêneros.

Restos fósseis Aetosauros' são conhecidos da Europa, América do Norte e do Sul, partes da África e Índia. Uma vez que seus corpos eram frequentemente blindados, isso facilitava sua preservação, e são abundantes em certas localidades, Aetosauros servir como importante tetrápode que é um fósseis índice do Triássico. Muitos Aetosauros tinham uma ampla faixa geográfica, mas seus intervalos estratigráficos foram relativamente curto. Portanto, a presença de um particular Aetosauro pode datar com precisão o Sítio Paleontológico onde foi encontrado.


Aetosauros foram encontrados desde o início do século XIX, embora nas primeiras descrições tenham sido confundidos com escamas de peixe. Aetosauros foram posteriormente reconhecidos como parentes de crocodilo e habitos semi-aquáticas. Eles agora são considerados como animais totalmente terrestres. Algumas formas têm características que podem ter sido adaptações para escavar o alimento. Há também evidências de que alguns e talvez os todos Aetosauros faziam ninhos.

Descrição

A cabeça é pequena em relação ao corpo grande, e uma forma bastante distinta, plano na frente, como o focinho de um porco. Alguns dentes têm forma de cinzel, pequenas e como folha, indicando uma provável dieta herbívora, os dentes como cavinhas e um focinho queratinoso têm sido considerados uma possíveis adaptações em algumas espécies para alimentação de insetos. Um estudo da caixa craniana do Stagonolepis robertsoni mostrou que há semelhanças entre ele e os crocodilomorfos, o que pode indicar uma relação próxima.

Aetosauros tinha postura Pilar Ereto com membros eretos semelhante ao observado em Rauisuchia, um grupo relacionado com arcossauros do Triássico. A postura dos membros Pilar Ereto é aquele onde o fêmur se articula verticalmente com o acetábulo do quadril, de modo que a perna está posicionada para baixo do corpo e age como um pilar para suportar o peso do animal. Os pés se assemelham aos phytosauros (Parecidos com os crocodilos e semi-aquáticos) e tinham características primitivas. Embora os membros dianteiros fossem muito menores do que os membros posteriores, todos os Aetosauros eram quadrúpedes.

Diagrama mostrando a nomenclatura das osteodermas do aetossauro do gênero Neoaetosauroides

Aetosauros eram fortemente blindados (certamente como uma defesa contra predadores), com quadrangular de grande porte, com placas ósseas interligadas ou osteodermas, protegendo a parte traseira e nas laterais, barriga e cauda. Essas placas eram provavelmente cobertas de chifres. Osteodermas dorsais, que são encontrados nas costas dos Aetosauros são muitas vezes ornamentada com sulcos radiais. Paramediano dorsal, aqueles encontrados ao longo da linha média do animal. Nos Aetosauros, as placas paramediana as bordas anteriores são muitas vezes são levantadas ou rebaixadas onde as placas se articulam na frente dele. Se a borda anterior é elevado, a área é chamada de bar anterior, enquanto se rebaixado, a área é chamada de uma lâmina anterior. Nas placas laterais, que são posicionados em ambos os lados das placas paramedianas, a elevação dorsal é muitas vezes alargada em espigões. Estes pontos são especialmente visível em Desmatosuchines como Longosuchus e Desmatosuchus. Os osteodermas são úteis no diagnóstico da espécie de Aetosauro e também são identificados a partir de seu padrão de ornamentação.

Gêneros primitivos de Aetosauros que generalmente viveram no périodo Noriano e os Coahomasuchus que viveram no Carniano, tendiam a ser pequenos, cerca de um metro de comprimento. No entanto, formas mais avançadas eram maiores com cerca de 3 metros de comprimento - em alguns táxons, como Typothorax e Paratypothorax, possuiam corpos com de tartarugas, e outros como o Desmatosuchus, tinham o corpo estreito com pelo menos 4 metros de comprimento, equipado com grandes espinhas sobre os ombros, o que é adicionado ao armamento defensivo animal.

História

Materiais sobre Aetossauros foram descritos pela primeira vez pelo paleontólogo suíço Louis Agassiz, em 1844. Ele nomeou o género Stagonolepis do Arenito Lossiemouth em Elgin, Escócia, mas considerou ser um peixe do período Devoniano, em vez de um réptil do Triássico. Isso pode ser porque ele considerava os estratos como parte do Arenito Old Red, portanto da idade paleozóica. Agassiz confundiu os osteodermas com escamas romboidal, que ele achava que eram dispostos em um padrão semelhante aos de um Lepisosteiformes. Ele também achava que essas supostas escamas foram muito semelhantes às dos peixes com nadadeiras lombadas Megalichthys devido a seu grande tamanho.

O biólogo Inglês Thomas Henry Huxley reconsiderou a escamas de peixe descritas por Agassiz e considerou-as pertencente a um crocodilo. Ele propôs isso pela primeira vez à Sociedade Geológica de Londres, em 1858, e entrou em mais detalhes em um artigo de 1875 na revista trimestral da sociedade. Nesta altura, um novo material foi descoberto em Elgin, que indicou que o Stagonolepis não era um peixe, mas um réptil. No entanto, Stagonolepis ainda era conhecido principalmente pelas escamas e impressões de escamas, muitos dos quais não estavam bem preservadas.

Os esqueletos articulados de 22 aetossauros, descoberto perto de Stuttgart, Alemanha e descrita pela primeira vez por Oskar Fraas em 1877. Os esqueletos estão agora no Museu do Estado de História Natural de Stuttgart

Aetossauros mais completos foram encontrados em Stubensandtein da Alemanha na década de 1870. Entre eles estavam esqueletos completos articulados de 22 Aetossauros. Estes espécimes foram encontrados em um afloramento de arenito perto de Stuttgart e foram preservados numa área de menos de 2 metros quadrados. Os animais foram provavelmente enterrados sob sedimentos de um lago após a morte, com o fluxo de água reposicionou seus corpos no leito do lago e os colocou proximos um do outro. Em 1877, o paleontólogo alemão Oskar Fraas classificou esses espécimes com género Aetossaurous que havia sido recém criado. Fraas deu o nome do género pela semelhança do crânio com a cabeça de uma águia, crânio alongado e um focinho pontudo.

O primeiro Aetossauros da América do Norte também foi descoberto neste momento. O Paleontólogo americano Edward Drinker Cope nomeou o Typothorax , em 1875 e o Episcoposaurus em 1877, sendo que ambos eram do Novo México. Cope considerou como género phytosauria, que também eram comuns no final do Triássico. O novo material chamado Typothorax foi encontrado nos últimos anos em todo o sudoeste americano, e o Episcoposaurus já não é mais considerado válido. Cope, mais tarde juntamente com os paleontólogos, como Friedrich von Huene, reconheceu que a espécie E. horridus, na verdade pertencia a Typothorax. A outra espécie o E. haplocerus, foi transferido para Desmatosuchus em 1953.

Na América do Norte um terço do género chamado Stegomus foi nomeado por Othniel Charles Marsh em 1896. Marsh tinha uma rivalidade de longa data com o Cope que ficou famoso nas Guerras dos ossos no final do século XIX, em que os dois competiam entre si no campo e na literatura científica. Ao contrário do Aetossauros encotrado por Cope, o Stegomus foi encontrado a partir do leste dos Estados Unidos, em Connecticut. Marsh também o reconheu como um Aetossauro Stegomus ao invés de um phytossauro em sua descrição inicial do género. Como Cope, muitos paleontólogos tendem a considerar as escamas de Aetossauro como pertencentes a phytossauro durante este período de tempo.

Aetossauria foi nomeada pela primeira vez em 1889 pelo naturalista Inglês Richard Lydekker pelo zoólogo Henry Alleyne Nicholson. Eles consideraram a Aetossauroia como a um das três subordens da ordem Crocodilia, os outros dois sendo Parasuchia (um grupo Triássico) e Eusuchia (o grupo inclui todos os crocodilos do pós-Triássico). Na época, Cope considerava a Aetossauria pertencendo a Rhynchocephalia, uma ordem de répteis que inclui o tuatara. Ele também achava que as osteodermas eram muito apertadas, e foram fundidas com as costelas, indicando que foram Aetossauros de transição entre rhynchocephalia e tartarugas. Nicholson e Lydekker o colocaram dentro de uma única família da subordem, Aëtosauridæ. Eles consideraram os Aetossauros semelhantes aos crocodilianos com seus metatarsos alongados, que foram comparados com os dos dinossauros. Na verdade, Marsh considerou os Aetossauros estreitamente relacionado com os dinossauros, pois ambos tinham metatarsos similar.

Mais materiais de Aetossauro continuaram a ser descritos no início do século XX, pelos notáveis paleontólogos como Barnum Brown e Charles Camp que coletaram amostras. No entanto, Aetossauros ainda eram confundidos com os phytossauros. Durante este tempo os Aetossauros geralmente eram considerados membros de Pseudosuchia, um grupo agora obsoleto consistindo de vários arcossauros do Triássico incluindo phytossauros. No entanto, as semelhanças eram muitas vezes observada entre Aetossauros e Crocodilia, o grupo a que eram inicialmente referidos Aetossauros no século XIX. Enquanto que o crânio tinha muitas características em comum com pseudosuchians, partes do esqueleto pós-craniano, em particular as escamas pareciam ser semelhantes aos de crocodilianos.

Distribuição

Fósseis Aetossauros foram encontrados em todos os continentes, exceto na Austrália e Antártida, mostrando uma distribuição em quase todo o mundo durante a final do Triássico. Muitos aetossauros foram encontrados no Grupo Chinle, no sudoeste dos Estados Unidos. A maioria dos fósseis foram encontrados no Arizona, Novo México e Texas. Alguns vestígios também foram encontrados em Utah, particularmente no Parque Nacional de Canyonlands e Parque Nacional de Zion. Aetossauros também são encontrados no Supergrupo Newark ao longo da costa Oriental dos Estados Unidos nos estados de Connecticut e Carolina do Norte. Dois gêneros são conhecidos na Groenlândia: Aetosaurus e Paratypothorax. Eles foram encontrados na Formação Fjord Fleming em Jameson land. Longosuchus é um aetossauro conhecido apenas na África, com escamas encontradas na Formação Timesgadiouine do Carniano superior no Marrocos. Durante o final do Triássico o Marrocos estaria próximo ao Supergrupo Newark da América do Norte, no supercontinente Pangea. Também é possível que houvesse Desmatosuchus na África, pois foram encontrados fosseis na Série Zarzaitine na Argélia, que foram classificados no gênero.

Fósseis de Aetossauros foram encontradas na América do Norte, América do Sul, Europa e partes da Ásia e África

Aetossauros foram encontrados na América do Sul (Argentina, Brasil e Chile). Na Argentina, eles são encontrados na Formação Ischigualasto do período Carniano. Gêneros comuns em Ischigualasto incluem Aetosauroides e Stagonolepis. No Brasil, os fósseis foram encontrados na Formação Santa Maria e Formação Caturrita, no Rio Grande do Sul (Paleorrota). Aetossauros chilenos são representados pelo um gênero Chilenosuchus, na Região de Antofagasta. Aetossauros também foram encontrados na Índia, que juntamente com a América do Sul, fazia parte do Gondwana durante o final do Triássico. Descrições iniciais de aetossauros incluído material da Formação Maleri no centro-sul da Índia, embora com informações insuficientes para atribuir as espécimes a algum gênero em particular. Baseado nas descrições, os aetossauros indianos mais se assemelham Longosuchus e Paratypothorax. Relatos de aetossauros de Madagascar são baseados em escamas provávelmente de Crocodylomorpha.

Pegadas pertencentes à Brachychirotherium são frequentemente associados com aetossauros. Brachychirotherium foram encontrados no Rio Grande do Sul (Paleorrota), na Itália, Alemanha, e o leste dos Estados Unidos. Eles também são comuns no sudoeste dos Estados Unidos, tendo sido encontrados no Parque Nacional de Canyonlands e Monumento Nacional ao Dinossauro.

Pegadas e rastros de Brachychirotherium


Classificação

Taxonomia

Aetossauros pertencem a Crurotarsi, um clado dos arcossauros que inclui os crocodilos atuais e é caracterizada pela estrutura distinta dos ossos do tornozelo. Aetossauros eram tradicionalmente classificados no grupo (agora obsoleto) de tecodontes, que incluiam todos os "primitivos" parentes dos crocodilos que viveram no Triássico. Com a ascensão da filogenia, Aetossauros foram posteriormente colocados em um grupo chamado Suchia, que incluía muitos crurotarsi do Triássico, mais tarde incluindo os crocodilianos. 

Todos os Aetossauros são membros da família Stagonolepidae, que é dividida em duas subfamílias, Aetosaurinae e Desmatosuchinae. Os Aetosaurinae são caracterizados por projeções chamadas eminências localizadas nos osteodermas paramediana dorsal que estão próximos à linha mediana das costas. Os Desmatosuchinae tem algumas características mais distintivas, incluindo ranhuras no paramediana dorsal que ajudá na articulação das placas laterais apertada. Muitos Desmatosuchines têm pontos projetando ao longos das placas laterais, e estes picos são especialmente proeminentes nos Desmatosuchus. Aetosaurines, por outro lado, tendem a ter menos picos. Muitos Aetosaurines como o Aetosaurus e o Neoaetosauroides, têm carapaças lisas e falta por completo de picos.

Filogenia

A Filogenia do Aetossauro foi investigado em 1994 pelo paleontólogo Michael J. Parrish. Aetosauroides, Aetosaurus, Desmatosuchus, Longosuchus, Neoaetosauroides, Stagonolepis e Typothorax foram incluídos na análise filogenética. Os Aetossauros foram colocados no clado dos rauisuchianos, que Parrish chamou de Rauisuchiformes. Rauisuchiformes também inclui a superordem Crocodylomorpha, ao qual pertencem crocodilianos atual. Parrish classificou Aetosauria como um grupo monofilético sendo um clado com um ancestral comum e o aetossauros com todos os seus descendentes. Para definir filogeneticamente a Aetosauria, Parrish identificou em cinco sinapomorfias, ou características comuns. O primeiro diz respeito sinapomorfia a mandíbula, com a pré-maxila sendo os tipos desdentados, arrebitado e largo com forma de "pá". O osso dentário na mandíbula inferior é pode ser inócua, arrebitado e largo. O tamanho reduzido e formato cônico simples dos dentes foi considerada outra sinapomorfia. Duas sinapomorfias são compartilhadas com os aetossauros e com crocodilomorfos, mas não foram consideradas como uma indicação de uma relação filogenética próxima. O corpo está coberto de armadura dorsal e ventral para formar uma carapaça completa e os osteodermas paramediana são muito mais amplos. A sinapomorfia final foi encontrada na estrutura dos ossos dos membros. Em todos os aetossauros os membros são muito robustos, com anexos de músculos grandes, como a crista deltopeitoral do úmero, o quarto trocânter do fêmur, o cume intracondilar da tíbia, e o trocânter iliofibularis da fíbula.


Na análise filogenética feita por Parrish, o Aetosaurus foi enquadrado como um membro mais basal do clado, o mais antigo ancestral comum. Depois do Aetosaurus, há uma politomia de três clados menores, nos quais não se sabe qual subtipo divergiram primeiro no grupo. Dentro desta politomia há o Neoaetosauroides, um clado contendo Aetosauroides e Stagonolepis, e outro que incluí a politomia do Longosuchus, Desmatosuchus, e um clado contendo Paratypothorax e Typothorax.

Um estudo posterior dos paleontólogos Andrew B. Heckert e Spencer G. Lucas, em 1999, expandiu o número de sinapomorfias que diagnosticam Aetosauria a 18. As novas Sinapomorfias incluem fenestras temporais, ou buracos ao lado do crânio em vez do topo, osteodermas laterais articulando com os paramedianos e osteodermas cobrindo os membros. Aetosaurus ainda é classificado como membros mais basal, mas a filogenia dos aetossauros mais derivado diferiam em que Typothorax e Paratypothorax foram divididos em dois subtipos diferentes com a sua taxa irmã sendo Desmatosuchus e Longosuchus, respectivamente. Mais importante ainda, um novo aetossauro chamado Coahomasuchus foi incluído na análise. Coahomasuchus é classificado como um aetossauro basal estreitamente relacionada com Stagonolepis pois apareceu cedo no registro fóssil dos aetossauros. Os membros basais só foram conhecidos tempos mais tarde, no inicio ocorreram apenas aetossauros mais avançado.

Em 2003, os paleontólogos Simon R. Harris, David J. Gower e Mark Wilkinson examinaram estudos filogenéticos anteriores dos aetossauros e criticaram a forma como como foram produzidos os cladogramas. Eles concluíram que somente três hipóteses com relações aos estudos anteriores são verdadeiros: que é o Aetosaurus mais basal dos aetossauros, que o taxon Aetosauroides é irmã de Stagonolepis robertsoni, e que os Longosuchus e Desmatosuchus são mais estreitamente relacionados entre si do que qualquer Neoaetosauroides. Eles também corrigiram as árvores de todas as análises anteriores.

Uma análise recente de 2007 feita pelo paleontólogo William G. Parker resultou em uma árvore filogenética maior dos aetossauros com a inclusão do Heliocanthus. Com base na árvore, Parker definiu o clados Typothoracisinae e Paratypothoracisini, dentro de Aetosaurinae. Parker deu uma definição filogenética revista do Aetosauria, mencionando a definição anterior, feita por Heckert e Lucas em 2000, que é um tanto ambígua. Heckert & Lucas (2000) definiram a Aetosauria como um taxon-tronco, alegando que Aetosauria incluím todos os crurotarsi que eram mais relacionado com Desmatosuchus do que o grupo irmão imediato do Aetosauria. Como o grupo irmão imediato de Aetosauria era incerto, Parker ofereceu uma nova definição com diversos gêneros não-aetossauros crurotarsi ao invés de um grupo irmã. De acordo com Parker, Aetosauria incluíem todos os táxons mais estreitamente relacionado com Aetosaurus e Desmatosuchus do que Leptosuchus, Postosuchus, Prestosuchus, Poposaurus, Sphenosuchus, jacarés, Gracilisuchus e Revueltosaurus.
Em 2008, Parker junto com Michelle R. Stocker e Randall B. Irmis, realizou uma nova análise filogenética que incluiu o recém descrito Sierritasuchus. Abaixo está o cladograma de Parker de 2008:



Paleobiologia

Primeiras interpretações

Em 1904, o paleontólogo americano Henry Fairfield Osborn descreveu o aetossauro como animais carnívoros aquáticos como Parasuchia, menciondo a Parasuchia como uma ordem independente, provavelmente de água doce do litoral, carnívoros, focinho curto (Aetosaurus) ou longo focinho (Phytosaurus, Mystriosuchus), com hábitos análogos com os Crocodilos modernos. Aetossauros adiantados eram freqüentemente encontrados em argilas, ao lado de esqueletos de animais aquáticos, tais como Phytosauros e animais terrestres, como dinossauros e Trilofossauros. Isto pode ter levado alguns paleontólogos a crer que os animais haviam morrido em ambientes pantanosos. Porque havia um grande número de esqueletos de animais que normalmente não teria habitado estes pântanos, alguns paleontólogos até sugeriram que os aetossauros eram carcaças de animais que ficaram presos nos pântanos e morram. Dúvidas foram posteriormente levantadas sobre este estilo de vida, uma vez que os dentes do aetossauro mostram pouca indicação de serem carnívoros e o peso da armadura sugere que aetossauro tinha um modo de vida passivo. No entanto, aetosauros ainda eram considerados em parte aquáticos em meados do século XX. 

Alimentação

Aetossauros eram herbívoros, provavelmente alimentando-se de fetas e samambaias com sementes que eram comuns no Triássico. A forma de seu focinho arrebitado sugere que Aetossauro pode ter desenterrado raízes e tubérculos. Aetossauros têm várias características anatômicas que podem ter sido adaptações para escavação, incluindo um raio curto em relação ao úmero (visto em muitos outros tetrápodes cavadores) e uma grande crista deltopeitoral no úmero, que serviu para segurar os músculos. Aetossauros também têm grandes patas traseiras, com grandes garras que provavelmente foram utilizados para cavar e arranhar. O aetossauro Typothorax tem um entepicondile no úmero, que é a origem da pronador do antebraço e músculos flexores usados frequentemente em escavação. Além disso, tem um grande olécrano na ulna que projeta para trás do cotovelo, dando uma grande área para a inserção do músculo tríceps. Enquanto muitos estudos têm sugerido que Aetossauros tinha um estilo de vida fossorial ou construiam galerias. Aetossauros ter algumas das características dos animais com vida fossorial e adaptações para cavar. Portanto, é provável que Aetossauros fossem capazes de escavar até certo ponto, possivelmente para encontrar alimentos, mas foram incapazes de fazer tocas.

Enquanto as características dos membros indicam que os Aetossauros provavelmente tenha escavado por comida, características do crânio e dos dentes pode indicar que tipo de comida eles comiam. Aetossauros têm muitas características derivadas não vistos em outros crurotarsi que indicam que eles estão adaptados a uma dieta diferente. Ao contrário dos dentes afiados e recurvados de outros arcossauros do Triássico, Aetossauros simples tinham dentes cónicos. Eram desdentados ou perderam os dentes e provavelmente tinham um bico. Os dentes têm pouco desgaste, sugerindo que Aetossauros não consumir material vegetal dura e difícil. É mais provável que consumiam vegetação não abrasiva, como folhas moles.

Teorias alternativas têm sido propostas para a dieta dos Aetossauros. Em 1947, H J Sawin propôs que o aetossauro Longosuchus era um limpador com base na proximidade de alguns exemplares a um grande número de esqueletos que foram prováveis carcaças. Um estudo de 2009 da biomecânica da mandíbula do Neoaetosauroides, gênero da América do Sul, sugeriu que o animal pode ter se alimentado com larvas e insetos, sem exoesqueleto rígido. Isto é porque o Neoaetosauroides não tem serrilhas ou facetas de desgaste nos dentes e tem uma alavancagem mandíbula que não é projetado para as fazer muita forças para cortar e triturar. Estudo recente mostra que Aetossauros do norte, como Desmatosuchus e Stagonolepis tinha mandíbulas e uma musculatura forte e provavelmente adequados para comer plantas.


Ninhos

Pelo menos alguns aetossauros construíam ninhos e protegiam seus ovos. Em 1996, o geólogo Stephen Hasiotis descobriu um ninho na forma de tigela que data de 220 milhões anos de idade, no Parque Nacional da Floresta Petrificada do Arizona, na Formação Chinle. Os ninhos mais antigos encontrados desta forma pertenciam a phytossauros e aetossauros. Os ninhos são compactadas e parecem muito similares aos ninhos dos crocodilos modernos que guardam os seus ninhos. Os ninhos eram buracos cavados na areia de um antigo rio.

Desmatosuchus haplocerus é provavelmente o animal que fez o ninho descoberto em 1996

O segundo possível ninho de aetossauro é conhecido no nordeste da Itália. Os ninhos são preservados como depressões na rocha carbonática, que são circulares ou em forma de ferradura, com cumes elevados em torno dos lados. Eles parecem ser extraordinariamente complexo para ninhos feitos por répteis do Triássico. Pegadas de arcossauros foram encontrados nas proximidades que se assemelhava a aetossauros, embora eles não estivessem presentes na mesma camada. As trilhas das pegadas foram encontradas muito perto dos ninhos, é provável que os aetossauros o tenham construido.

Biocronologia

Pelo fato das espécies de aetossauros normalmente serem abundantes nos estratos, e algumas espécies fósseis serem restritas a certas camadas, eles são úteis na Bioestratigrafia. Osteodermas são os restos mais comuns associados aos aetossauros, assim identificam com precisão a data da camada onde é encontrado. O aetossauro Typothorax coccinarum, tem sido utilizado para definir o tempo e a fauna dos vertebrados terrestres. São usados como um fóssil índice e são usado para datar o Triássico e os primeiros estratos do Jurássico.



O gêneros aetossauros têm sido usados para datar estratos do Grupo Chinle do sudoeste dos Estados Unidos. Até 13 gêneros de aetossauros são conhecidos no Grupo Chinle, e a maioria ocorrem em localidades múltiplas e com intervalos de tempo curtos. Em 1996, os paleontólogos Spencer G. Lucas e André B. Heckert reconheceu cinco biocronos com base na presença dos Grupos de aetossauros localizados em Chinle. O número de biocronos cresceu para 11 em um estudo de 2007 feito por Heckert e Lucas, juntamente com Adrian P. Hunt e Justin A. Spielmann. Estes biocronos ocorrem em Otischalkian e Apachean e incluem gêneros como Longosuchus, Tecovasuchus e Typothorax.

Nomeação polêmica

Em 2007, paleontólogos do Museu de História Natural e Ciência do Novo México em Albuquerque, Novo México, foram acusados de plágio em alguns de seus artigos publicados com aetossauros. No final de 2006, o gênero Rioarribasuchus foi criado como nome substituto para Desmatosuchus chamaensis no boletim do museu. No entanto, quatro anos antes, o paleontólogo William Parker realocados Desmatosuchus chamaensis para o recém-nomeado gênero Heliocanthus em uma tese inédita. Porque o nome não foi publicado, foi considerado um nomen nudum até 2007 quando foi descrito no Jornal de Paleontologia Sistemática. Os autores do artigo de 2006 , Spencer G. Lucas, Adrian P. Hunt, e Justin A. Spielmann, foram acusados de "roubo intelectual" pelos paleontólogos Jeff Martz, Mike Taylor, Matt Wedel, e Darren Naish, que afirmoram que eles sabiam que Parker acabou redescrevendo as espécies e formalmente criou um novo gênero. De acordo com Martz, Taylor, Wedel, e Naish, os autores correram para publicar seu próprio nome antes de Parker.

Outra controvérsia ocorreu após Spielmann, Hunt e Lucas publicarem um artigo de 2006 ressaltar que o holótipo do Redondasuchus não era um paramediana esquerda, mas um direito. Ele, junto com Taylor, Wedel, e Naish, afirmoram que esta foi mais uma forma de plágio.

Essas alegações foram levadas ao conhecimento da Comissão de Educação e Ética da Sociedade de Paleontologia de Vertebrados (SVP), em 2007, e uma resposta foi dada em 2008. Em relação à Redondasuchus, o SVP não encontrou nenhum plágio envolvidos, enquanto que no caso do Heliocanthus e Rioarribasuchus, o SVP não tentou resolver o problema.

Toda a controvérsia veio a ser conhecida como "Aetogate", em referência ao famoso Caso Watergate da década de 1970. Ele recebeu grande atenção de jornais locais e blogs de ciência. Foi também o foco de um artigo de notícia em uma edição de 2008 da revista Nature.

DROMOMERON

Dromomeron (significando "fêmur corredor") é um gênero de arcossauro dinosauromorfo do Período Triássico da Formação Chinle em Ghost Ranch, no estado do Novo México, Estados Unidos.

Este animal foi descoberto por partes de ossos, incluindo o fêmur, indicando que esse animal era menor que 1 metro.



Foi descrito como mais aparentado com o Lagerpeton, da Argentina, mas foram encontrados parentescos também com dinossauros verdadeiros, como o Chindesaurus.

O nome da espécie foi uma homenagem ao influente paleontólogo de vertebrados do Século XX Alfred Romer.

Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Reptilia
Família:     Lagerpetonidae
Gênero:     Dromomeron (Irmis et al., 2007)

CHENANISUCHUS

Chenanisuchus foi um gênero de crocodilo pré-histórico primitivo que viveu nos mares do final do período paleoceno, da era cenozóica. Seus fósseis foram encontrados em Marrocos, no ano de 2005.

Com 4 metros de comprimento, o Chenanisuchus foi um membro primitivo do grupo que inclui os crocodilos modernos. Ele vivia no mar e se alimentava provavelmente de peixes.




Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Sauropsida
Subclasse:     Diapsida
Infraclasse:     Archosauromorpha
Superordem:     Crocodylomorpha
Família:     Dyrosauridae
Gênero:     Chenanisuchus
Espécie:     C. lateroculi (Jouve et al. 2005)

PARAPLACODUS

Paraplacodus foi um Placodonte do Período Triássico Médio, na Era Mesozóica. Seus fósseis foram descobertos no norte da Itália e a espécie foi nomeada em 1931 por Bernard Peyel.



Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Sauropsida
Infraclasse:     Lepidosauromorpha
Superordem:     Sauropterygia
Ordem:     Placodontia (Cope, 1871)
Família:     Paraplacodontidae

GUARINISUCHUS MUNIZI

O Guarinisuchus munizi é uma espécie de crocodilo marinho cuja provável origem se localiza na África, há cerca de 200 milhões de anos. Acredita-se que viveu durante o Paleoceno e resistiu à extinção K-T que extinguiu os grandes dinossauros do planeta.


Os fósseis do réptil foram encontrados em uma mina de calcário em Poty, próxima à Recife, por José Antônio Barbosa, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alexander Kellner, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Maria Somália Sales Viana, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) de Sobral-Ce.

A denominação Guarinisuchus tem origem na língua tupi e significa "guerreiro", enquanto que Munizi, vem de Muniz, tutor da Profª Somália Viana.

Classificação científica

Domínio:     Eukaryota
Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Reptilia
Subclasse:     Diapsida
Infraclasse:     Archosauromorpha
Superordem:     Crocodylomorpha
Família:     Dyrosauridae
Gênero:     Guarinisuchus
Espécie:     G. munizi

ERYTHROSUCHUS

O Erythosuchus, Erythrosuchus ou ainda Erytrosuchus(o seu nome significa "crocodilo vermelho") é um dos primeiros tecondontes terrestres.Viveu há 230 milhões de anos no Triásico. Foi descoberto por Robert Broom. Tem 5 metros de comprimento e o seu crânio um metro. É considerado um caçador muito voraz e o maior predador do início do Triásico. A sua cabeça gigantesca possui fortes mandíbulas guarnecidas de dentes pontiagudos. Caçava os terápsideos do sul de África como o Kannemeyeria.




Dados do Tecodonte

Nome: Erythrosuchus
Nome Científico: Erythrosuchus
Época: Triássico
Local onde viveu: Sul de África
Tamanho: 4,5 metros de comprimento
Peso: Cerca de 1 tonelada
Alimentação: Carnívora

Comparação com um humano

PARACRYPTODIRA

Os Paracryptodira são uma infraordem já extinta de Testudines, uma ordem que está representada pelas tartarugas (marínhas e de água doce), pelos Jabuti (tartarugas terrestres) e pelos Cágados (de água doce). Inicialmente reconhecidos como uma subordem irmã de Cryptodira, a infraordem Paracryptodira é atualmente conhecida por ser uma linhagem bastante primitiva pertencente à subordem Cryptodira, de acordo com a utilização mais frequente deste último gênero.
Os Paracryptodira, de acordo com o obsoleto conceito, eram constituídos por duas famílias de cretáceos, a Pleurosternidae e a Baenidae. O primeiro foi encontrado na America do Norte, na Europa e provávelmente na Ásia, enquanto que o último foi só encontrado na América do Norte. No entanto, de acordo com o conhecimento moderno sobre este grupo de Taxons, a Macrobaenidae e a Neurankylidae estão dissociados da família Baenidae, formando assim uma superfamília, a Baenoidea, cuja monofilia não está totalmente confirmada. Além disso, existe um número de famílias mais basais, assim como alguns que não têm ainda um lugar bem definido em relação à superfamília Baenoidea:
  •     Kallokibotiidae
  •     Mongolochelyidae
  •     Pleurosternidae
  •     Solemydidae

Os Macrobaenidae, outro grupo pré-histórico de Cryptodiras que pode efectivamente ser um conjunto parafilético, que são por vezes colocados total ou parcialmente na infraordem Paracryptodira.

Manchurochelys liaoxiensis
(Baenoidea: Macrobaenidae)


Características

Os Paracryptodira têm uma reduzida exposição pré-frontal na superfície dorsal do crânio anápsido, diminuiu a fenestração perilinfática, e possuia uma reduzida crista supraoccipital secundária. No crânio, o forame posterior do canal carótico que serve de passagem para a artéria carótida interna, localizando-se a meio da sutura do osso esfenoide.

Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Subfilo:     Vertebrados
Superclasse:     Tetrápodes
Classe:     Sauropsida
Ordem:     Testudines
Subordem:     Cryptodira
Infraordem:     Paracryptodira
Superfamília:  Baenoidea

MEIOLANIIDAE

Meiolaniidae é uma família de tartarugas pertencentes à subordem Cryptodira. Atualmente não existe nenhum exemplar vivo, visto que se extinguiram já no Pleistoceno. Os Meiolaniidae eram animais herbívoros que habitavam as selvas tropicais da Austrália, no Oligoceno da era Cenozoica (entre 36 milhões de anos e 23 milhões de anos atrás). O género mais conhecido desta família é o Meiolania.

Meiolania platyceps

Inicialmente pensou-se que a família era originária Austrália, no entanto a descoberta de géneros pertencentes à família Meiolaniidae como Crossochelys na Argentina da época Eoceno da era Cenozoica (há cerca de 55 e 36 milhões de anos atrás) sugere que a família teria aparecido já antes da ruptura do Gondwana, durante o período do Jurássico Superior da era Mesozoica e início do Cretáceo.

Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Reptilia
Ordem:     Testudines
Subordem:     Cryptodira
Família:     Meiolaniidae (Cope, 1888)

PROGANOCHELYS

A Proganochelys, assim como a Odontochelys, é uma das mais antigas espécies de tartarugas já conhecidas.



Informações Gerais

Proganochelys quenstedti é a segunda espécie mais antiga da tartaruga descoberta até hoje, conhecida apenas a partir de fósseis encontrados na Alemanha e na Tailândia, em estratos do Triássico Superior, datando de cerca de 210 milhões de anos atrás. Ele tem vários sinônimos, incluindo Chelytherium ("Tartaruga-fera"), Psammochelys ("Tartaruga da areia"), Stegochelys ("Tartaruga telhado") e Triassochelys ("Tartaruga do Triássico").Há relativamente pouco tempo, era popularmente conhecido pelo sobrenome. Até 2008, quando a Odontochelys , ela era a espécie tartaruga mais velha conhecida.


Tinha cerca de 1 metro (3,3 pés) de comprimento, são semelhantes às tartarugas modernas em muitos aspectos: ela não tinha dentes, provavelmente tinha um bico, e teve o casco fortemente blindado; o casco era formado por placas ósseas e os reforços eram como uma gaiola sólido que ficava em torno dos órgãos internos. As placas que constituem a carapaça e do plastron já estavam como nas tartarugas atuais, embora não houvesse placas adicionais ao longo das margens do casco, que teria servido para proteger as pernas. Também ao contrário de todas as espécies modernas de tartaruga, sua cauda era longa, tinha pontas (espinhos) e terminava em um único e pequeno espinho, Sua cabeça não podia ser recolhida sob a casca, porém seu pescoço estava protegido por espinhos. Enquanto não tinha dentes na sua boca, ela teve pequenos dentinhos no palato.

Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Sauropsida
Ordem:     Testudines
Família:     Proganochelidae
Gênero:     Proganochelys (Baur, 1887)
Espécie:     P. quenstedti

ODONTOCHELYS

Odontochelys é a mais antiga espécie de tartaruga já conhecida. A espécie foi descrita pela primeira vez a partir de três amostras de 220 milhões anos de idade, escavados em depósitos do Triássico provenientes de Guizhou, China. . Tais fósseis ajudaram ainda a explicar o surgimento do casco das tartarugas.


Como uma tartaruga primitiva, Odontochelys era grosseiramente diferente das tartarugas modernas. Tartarugas modernas possuem um bico córneo, sem dentes na boca. Em contraste, os fósseis foram encontrados tinham dentes embutidos em suas mandíbulas superior e inferior. Uma das características mais marcantes das tartarugas (modernas e pré-históricas), é sua concha dorsal, que forma uma carapaça blindada sobre o corpo do animal. A Odontochelys só possuía a parte inferior da armadura, o plastron. Ela ainda não tem uma carapaça sólida como a maioria das outras tartarugas tem. Ao invés disso, Odontochelys possuía vários reforços como os de embriões de tartarugas modernas, que ainda não começaram a desenvolver as placas ossificadas de uma carapaça.

Esqueleto de uma Odontochelys fóssil

Além da presença de dentes e da ausência de uma carapaça sólida, algumas outras características do esqueleto da Odontochelys a difere bastante das tartarugas modernas, e das outras espécies pré-históricas que surgiram mais tarde. O ponto de articulação entre as costelas e as vértebras dorsais são decididamente diferentes na Odontochelys, que em tartarugas que surgiram mais tarde. Em uma comparação das proporções do crânio, seu crânio, é muito mais alongada pré-orbitalmente (atrás dos olhos) em comparação com outras tartarugas. A cauda da Odontochelys foi maior em proporção ao seu corpo do que outras tartarugas. Juntas, essas diferenças anatômicas foram interpretados pelos descobridores no sentido de que a Odontochelys tem algumas das características mais primitivas jamais vistas em uma tartaruga. Alguns cientistas, no entanto, estão céticos da idéia. Reisz e Head proporam que Odontochelys não representa uma tartaruga com um escudo, em parte, evoluiu, mas que é um descendente de uma velha tartaruga, e que a casca se inverteu. Tais característica, podem ser vistas nas tartarugas modernas, como as Tartarugas-de-Couro (do gênero Dermochelys). É provável que a Odontochelys foi aquática, como os espécimes fósseis foram encontrados em depósitos marinhos abundantes com os conodontes e amonites. Teoriza-se que a tartaruga primitiva frequentava águas marinhas rasas perto da costa. O nome da espécie, Odontochelys semitestacea literalmente significa "tartaruga dentada com meia-concha" - una descrição de suas mais marcantes características físicas.

Anteriormente, a espécie de tartaruga mais antiga conhecida era a Proganochely.

Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Sauropsida
Subclasse:     Anapsida
Ordem:     Testudines
Subordem:     Proganochelydia
Família:    Odontochelyidae (Li et al., 2008)
Gênero:    Odontochelys (Li et al., 2008)
Espécie:   O. semitestacea

terça-feira, 21 de agosto de 2012

SANTANACHELYS GAFFNEYI

A Santanachelys gaffneyi é a espécie de tartaruga marinha mais antiga conhecida, a única descrita sob o gênero Santanachelys.



Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Reptilia
Ordem:     Testudines
Subordem:     Cryptodira
Família:     Protostegidae
Gênero:     Santanachelys (Hirayama, 1998)
Espécie:     S. gaffneyi

PROCOLOPHON

O Procolophon foi um gênero de lagarto pararéptil (anapsida) com pelo menos 8 espécies, que sobreviveu a Extinção Permiana, apenas desaparecendo na fase inicial na evolução dos dinossauros.

O crânio foi sólido. Os olhos eram grandes e pode ter tido visão aguda de dia e de noite. Com os dentes para trituração de material vegetal. A frente do crânio era curto com a abertura nasal muito próximo à boca.

As vértebras eram arredondados e robustas com costelas pequenas fracas. Pernas eram curtas, densamente construídas com falanges curtas, isto sugere um animal que não corre rápido.

Procolophon pricei


Espécies

Brasiliensis
Brasiliensis tem como referência o material-tipo constitui-se de um crânio parcial e mandíbula. Distingue-se de outros representantes do gênero através de caracteres da dentição e Vomeronasal. Com diferença da região palatal, especialmente a dentição.

Foi encontrado no Brasil; no Geoparque da Paleorrota, na Formação Sanga do Cabral.

Pricei

Pricei é um pequeno pararéptil, que se assemelhava aos lagartos atuais. Este gênero é encontrado na África do Sul, na Antártida e Brasil. No Brasil foi encontrado no Geoparque da Paleorrota na Formação Sanga do Cabral, no município de Dilermando de Aguiar. Viveu no Triássico (aproximadamente 250 a 240 milhões de anos).

Trigoniceps

Trigoniceps, era um lagarto atarracado com um corpo muito curto, com aproximadamente 30 centímetros e membros curtos. Os chifres ósseos ao lado de seu crânio dar a forma triangular a sua cabeça. Os dentes se assemelham mais ao dentes dos mamíferos do que dentes dos répteis. Não devia ser um animal muito ágil, com cabeça grande e corpo robusto. Provavelmente era um herbívoro. Era um animal bizarro com garras bastante desenvolvidas, e que sugere que cavava tocas.

Foi encontrado na África do Sul, Antártica e Brasil; no Geoparque da Paleorrota, na Formação Sanga do Cabral.

Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Sauropsida
Subclasse:     Anapsida
Ordem:     Procolophonomorpha
Família:     Procolophonidae
Gênero:     Procolophon

LEPTOPLEURON

Leptopleuron é um gênero de répteis pré-históricos que viveram durante o período Triássico, da Era Mesozóica. Pertenciam à ordem Procolophonomorpha. Seus fósseis foram encontrados na Escócia.



Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Sauropsida
Ordem:     Procolophonomorpha
Família:     Procolophonidae
Gênero:     Leptopleuron

OWENETTIDAE

Owenettidae é uma família extinta de pararépteis procolophonianos. Os fósseis foram encontrados principalmente na África, Madagascar e na América do Sul. É o táxon irmão da família Procolophonidae.



A família foi construída em 1939 para o gênero tipo Owenetta. Desde então, vários outros gêneros têm sido atribuídos a Owenettidae, incluindo Barasaurus e Saurodektes. A mais antigo conhecido, Owenetta rubidgei, remonta à fase Wuchiapingiano do final do Permiano. Os outros dois, Barasaurus e Saurodektes, foram encontrados pelo Grupo de 'Beaufort, na Bacia de Karoo da África do Sul. Esses estratos são do limite entre Permiano e o Triássico, e fornecer provas para a grande mudança da fauna que ocorreram como resultado da extinção do Permiano-Triássico. Embora a maioria owenettideos vivessem durante o Permiano, restos de alguns táxons, como Owenetta kitchingorum (logo para ser colocado dentro de seu próprio gênero). O mais jovem owenettideo conhecido é Candelaria barbouri da Formação Santa Maria no Geoparque da Paleorrota, no Brasil. Viveu durante o estágio Ladiniano do Triássico Médio.

Descrição

Owenettideos procolophonianos foram relativamente pequenos e possuíam cabeças grandes e corpos robustos. A família compartilha várias sinapomorfias que o separam de outros procolophonomorfos relacionados. Em relação a anatomia craniana, não há nenhum contato entre os ossos pós-orbital e parietal como resultado da ampliação dos ossos pós-frontais, o crânio é formado, em parte, supratemporal grande lateral para o osso parietal.

Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Sauropsida
Subclasse:     Parareptilia
Ordem:     Procolophonomorpha
Subordem:     Procolophon
Família:     Owenettidae

Gêneros
  •     Barasaurus
  •     Candelaria barbouri
  •     Owenetta
  •     Saurodektes

PROCOLOPHONOMORPHA

Procolophonomorpha é uma controversa ordem de répteis que inclui inúmeras formas pré-históricas, dentre elas os animais normalmente aceitos como os ancestrais das modernas tartarugas. Se isso for verdade então as tartarugas são os únicos representantes vivos da ordem.

Rhipaeosaurus

É aí que surge a controvérsia, pois caso as tartarugas tenham evoluído de animais dessa ordem, elas devem ser consideradas parte dos Procolophonomorpha, mas caso essa idéia esteja errada, como sugerem alguns cientistas, então as tartarugas não pertencem aos Procolophonomorpha e a ordem portanto será considerada extinta.
 
Classificação
  •    Classe Sauropsida
  •    Subclasse Anapsida (ou Parareptilia)
  •    Ordem Procolophonomorpha
  •    Superfamília Lanthanosuchoidea
  •    Família Acleistorhinidae
  •    Família Lanthanosuchidae
  •    Subordem Procolophonia
  •    Família Nycteroleteridae (parafilético)
  •    Família Rhipaeosauridae (parafilático)
  •    Infraordem Procolophoniformes
  •    Superfamília Procolophonoidea
  •    Família Owenettidae (parafilético)
  •    Família Procolophonidae
  •    Família Sclerosauridae
  •    Superfamília Pareiasauroidea (parafilético?)
  •    Pareiasauridae
  •    Ordem Chelonia (tartarugas)

Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Sauropsida
Subclasse:     Anapsida
Ordem:     Procolophonomorpha (Romer, 1964)

BRASILEOSAURUS

Brasileosaurus (significando "lagarto do Brasil") é o nome de uma coleção de fósseis incertos que, provavelmente, nunca serão identificados. Acredita-se que seja um arcossauro não-dinosauro.

MESOSAURUS

Mesosaurus é um gênero extinto de pararéptil marinhos pré-históricos, que viveram da Era Paleozóica ao início da Era Mesozóica. Os mesossauros apareceram no Período Carbonífero, a cerca de 290 milhões de anos, e tiveram seu auge no Período Permiano. A ocorrência de alguns fósseis indicam que os últimos remanescentes dessa linhagem sobreviveram até o início do Triássico, há cerca de 230 milhões de anos. Quando adultos mediam cerca de um metro de comprimento.



Os mesossauros foram um dos primeiros grupos de répteis a adaptar-se a um ambiente aquático. Tinha corpo hidrodinâmico, patas com membranas interdigitais e cauda longa. O crânio era alongado e a boca estava cheia de dentes muito longos, finos e numerosos. A alimentação do messorauro era carnívora.

Este animal habitou zonas aquáticas do antigo super-continente chamado Pangea. Os seus restos fossilizados encontram-se hoje em dia na África e América do Sul. Em várias cidades do sul do Brasil existem museus com exemplares muito bem conservados, como é o caso do Cenpaleo (centro paleontologico) que está localizado na cidade de Mafra-SC.



São conhecidas 4 espécies de mesossauros uma delas que é encontrada no Brasil designa-se como Mesosaurus brasiliensis (Mac Gregor, 1908), ou "lagarto intermediário brasileiro".



Mesosaurus brasiliensis

O Mesosaurus brasiliensis era um réptil pequeno, com corpo esguio e longa cauda, medindo cerca de um metro quando adulto. Foi descrito e batizado por Mac Gregor em 1908, estudando fósseis encontrados nos folhelhos da Formação Irati, do Permiano superior, coletados pelo geólogo Israel Charles White próximos à estação de Irati, no estado do Paraná. Esses répteis apareceram há cerca de 290 milhões de anos, no Carbonífero, tendo seu auge ocorrido no Permiano. Alguns fósseis indicam que os últimos remanescentes dessa linhagem sobreviveram até o início do Triássico, há cerca de 230 milhões de anos. O primeiro exemplar de mesossaurídeo foi encontrado no sul da África e descrito por Paul Gervais em 1864, que o denominou de Mesosaurus tenuidens.

A ocorrência de um mesmo gênero de pequeno réptil nos dois lados do Atlântico foi logo visto por diversos geólogos e paleontólogos como o próprio Alfred Wegener, como um dos mais fortes argumentos na teoria da deriva continental.

Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Reptilia
Ordem:     Mesosauria
Família:     Mesosauridae
Gênero:     Mesosaurus

HYLONOMUS

O Hylonomus ("rato da floresta") foi o mais antigo réptil encontrado até hoje, tendo vivido há 315 milhão anos durante a idade Bashkiriano da época Pennsylvaniano do período Carbonífero.


Muitos espécimes deste animal foram encontrados na Nova Escócia e no Canadá. Muitos Fósseis desse animal foram muito bem preservados, um exemplo disso é que seus esqueletos foram encontrados completos, com até pequenos ossos e escamas do animal foram encontradas intactas, isso porque seus corpos normamente são encontrados em troncos de árvores aprodecidas abaixo do solo. Tinha 20cm de comprimento e se alimentava de milípedes e artrópodes pequenos.



Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Sauropsida
Ordem:     Captorhinida
Família:     Protorothyrididae
Gênero:     Hylonomus
Espécie:     H.Yelli

Vinte tartarugas mortas são achadas em quatro dias no Litoral Norte de SC

Animais marinhos foram encontrados entre Balneário Piçarras e Bombinhas.
Também foram recolhidos quatro pinguins mortos durante este período.
 
Fernanda Burigo Do G1 SC

O aparecimento de um número elevado de tartarugas mortas no Litoral Norte de Santa Catarina vai ser pesquisado pelo Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Entre sexta (17) e segunda-feira (20) foram registrados o aparecimento de 20 tartarugas, a maioria da espécie cabeçuda e algumas tartarugas-verdes entre a região de Balneário Piçarras e Bombinhas. Na maior parte dos casos há evidências de os animais foram machucados por redes de pesca.
 
20 tartarugas foram encontradas mortas em quatro dias
(Foto: Acervo do Museu Oceanográfico da Univali)

Além das tartarugas, também foram recolhidos quatro pinguins mortos durante este período. “Estamos monitorando a orla, mas podemos adiantar que o aparecimento de um número tão significativo desses animais mortos demonstra o quanto a ação do homem vem afetando nossos mares, seja por meio da pesca desenfreada ou da poluição”, afirma Jules Soto, curador do Museu Oceanográfico e Ecomuseu da Univali.

Parte do material foi recolhido e encaminhado para estudos no Museu Oceanográfico, em Balneário Piçarras. Apesar do número oficial de animais marinhos mortos na costa do Litoral Norte catarinense neste período ser 24, a quantidade real é provavelmente maior. "Nem todos os animais chegam até nós, alguns são enterrados pela prefeitura em aterros sanitários, outros ficam no mar e também tem as pessoas curiosas que recolhem as tartarugas para usar as carcaças como decoração de restaurante ou da própria casa", explica Soto.

Fonte: G1

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Estudo mostra que mercúrio tem afetado as tartarugas da Amazônia

No Rio Tapajós metal foi usado em garimpo e há reservatório natural.
Fêmeas contaminadas colocam ovos em áreas rasas da praia.



Uma pesquisa apresentada pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém, mostra como a contaminação pelo mercúrio no Rio Tapajós está influenciando as tartarugas da Amazônia que nascem no tabuleiro de Monte Cristo, um dos mais importantes para a reprodução da espécie em solo paraense.

Mercúrio estaria afetando tartarugas do Rio
Tapajós no Pará (Foto: Ary Souza/ O Liberal)

Os dados revelam que a presença de taxas de mercúrio nos ovos da tartaruga marinha tem contribuído para a produção de ovos menores e mais leves, o que pode prejudicar a espécie. Outra conclusão do estudo é de que o mercúrio também está relacionado a desovas em áreas mais rasas da praia, o que também diminuiria a taxa de sucesso reprodutiva da tartaruga.

"Estima-se que são necessários cerca de mil ovos para que um deles supere todas as ameaças e alcance a maturidade sexual para que chegue a reprodução. Esta situação é mais dramática, pois além das pressões antrópicas, as ninhadas em seu desenvolvimento devem ainda suportar as limitações que são impostas pela natureza tais como as inundações naturais das praias", diz José Carvalho, mestre em recursos naturais da Amazônia.

A cada mil filhotes de tartaruga, apenas um chega a fase adulta e se reproduz. (Foto: Diogo Grabin/Divulgação)
No Tapajós, mercúrio é elemento natural, mas também foi usado em garimpo
A tartaruga da Amazônia é uma das 15 espécies que vivem nas águas doces da região. Ela é o maior quelônio que vive em áreas fluviais na América do Sul e atinge até um metro de comprimento e cerca de 90 quilos. A Bacia do Rio Tapajós abriga a maior aglomeração da espécie no Pará. Porém, na região, além da presença de um reservatório natural de mercúrio, o uso desta substância foi intenso nas décadas de 70 e 80 para ajudar na extração de ouro.

"Devido ao uso indiscriminado de mercúrio durante a corrida do ouro, a maioria dos pesquisadores atribuiu os elevados níveis de mercúrio encontrados à atividade garimpeira. Porém no vale do Rio Tapajós, existe um grande reservatório de mercúrio natural, o que corrobora a ideia de que a garimpagem por si só não explica os estoques de mercúrio encontrados nos solos", diz Josué Carvalho. 

Tartaruga da Amazônia é uma das 15 espécies que vivem nos rios da região (Foto: Antônio Silva / O Liberal)

Em Aveiro (PA) nascem mais de um milhão de filhotes por ano
O tabuleiro de tartarugas estudado está localizado no município de Aveiro, há 209 km da foz do Rio Tapajós. Em 2010, mais de um milhão de filhotes de tartaruga da Amazônia nasceram na praia que possui 183 metros de comprimento e 72 de largura.

Para o pesquisador a análise do impacto para a bacia é fundamental para e ecologia da região e também para a saúde dos moradores da área que, apesar de proibidos por lei, ainda consomem a carne de tartaruga. De acordo com ele, foram analisadas concentrações de mercúrio em 40 fêmeas, 66 filhotes e 99 ovos, mas o método usado não requer o sacrifício dos animais.

Contaminação com mercúrio faz fêmeas de tartaruga desovarem mais próximas da água. (Foto: Divulgação / Agência Pará)

Josué Carvalho afirma que quanto maiores as fêmeas mais mercúrio foi encontrado em seus ovos e quanto mais fundo elas enterravam seus ovos maior era a contaminação por esta substância detectada neles. "O aumento de mercúrio nos ovos contribui para a produção de ovos mais leves e menores ", revela o pesquisador.

 Os níveis encontrados em carapaças, unhas, gemas e músculos analisados apontam que a contaminação das fêmeas é o principal fator de risco para os filhotes que nascem no local. "A gema dos ovos pode ser a principal fonte de mercúrio devido a transferência materna de oxidantes", aponta.

Outro resultado indica que o mercúrio perturba o comportamento dos animais fazendo-os se distanciar menos da margem do rio, o que contribui para perda de ninhadas por inundação e compromete o sucesso de eclosão com redução no número de animais a cada temporada reprodutiva quando ocorrem elevações imprevisíveis das águas do rio.

"Essa é uma conclusão inédita e extremamente relevante porque remete aos efeitos silenciosos da contaminação por mercúrio na biologia e ecologia dos organismos aquáticos contaminados por este elemento na Amazônia", conclui o biólogo.

Fonte: G1